Fundado em 16 de outubro de 1959, com o intuito de incentivar o lazer, o Clube do Ipê carrega consigo esse nome desde 1960, originado de um concurso interno.
Inspirado na rua em que está localizado o clube, o colaborador Antônio Trópia Lopes, que veio a se tornar presidente do Ipê em 1972, foi o responsável pela feliz sugestão, aceita por todos e devidamente registrada.
O clube ao longo de sua história vem passando por inúmeras e importantes melhorias como: a reforma e ampliação do Prédio da Sede, construção e modernização dos campos de futebol e quadras esportivas, bar e lanchonetes. Piscinas, quadras e campos de esportes, vestuários, churrasqueiras, saunas, play-ground, serviço de som, jardins, sala de jogos, quiosque, sala de ginástica, academia, entre outros, foram construídos e revitalizados ao longo do tempo. Desde sua inauguração, o Clube do Ipê vem sendo ponto de encontro dos empregados do grupo ArcelorMittal Brasil. Já são mais de 50 anos de incentivo ao esporte, à saúde, à relação familiar, à amizade. Sempre pensando na comodidade e bem-estar do sócio.
A estrutura organizacional do clube do Ipê baseia-se em dois órgãos: Consultivo e Executivo. O órgão Consultivo é composto por conselheiros e o Executivo por diretores.
Denner Glaudson de Freitas
Presidente
José Mauro Salvato
Vice-Presidente
Luiz Carlos Sant´ana Terenzi
Diretor Administrativo
Adriano de Oliveira Firmo
Diretor Financeiro
Gileno Silva Galvão
Diretor de Esportes
Helton Júnio da Silva
Diretor Social
CONSELHO FISCAL
José Henrique de Paiva
Conselheiro 1
Adriano Teixeira Nogueira
Suplente 1
Rogério Brandão Lage
Conselheiro 2
Werner Duarte Dalla
Suplente 2
Fernando Serva Café Carvalhaes
Conselheiro 3
Bruno Albuquerque Severi
Suplente 3
André Luiz de Souza Carvalho
Conselheiro 4
Ricardo André Aganete
Suplente 4